``Breakaways`` e a minimização de desastre ambiental em águas brasileiras
Apesar do pensamento de Edward Murphy sobre acontecimentos futuros ser um tanto quanto pessimista, é sempre levado em consideração nos estudos para a prevenção de acidentes.
O cenário não é diferente, ao contrário, é mais relevante quando avaliamos as consequências se o acidente ocorrer em rios, lagos ou mares.
A Lei n° 9.966/00 específica para a questão das águas brasileiras estabelece no capítulo V que o valor da multa pode chegar a R$ 50 milhões, não isentando os infratores de outras sanções e nem da responsabilidade civil pelas perdas e danos causados ao Meio Ambiente e ao patrimônio público e privado.
Considerando os processos de carregamento conhecidos como “ship-to-ship” ou “ship-to-shore” de substâncias nocivas ou perigosas realizados por mangotes, um eventual rompimento derramará um enorme volume, dependendo da vazão e do tempo até a interrupção.
Os custos de contenção, coleta e possível reparação são inegavelmente maiores que o investimento em meios para minimizar a exposição em caso de acidentes como o exemplo citado, sem contar o prejuízo incalculável da imagem da empresa perante seus Clientes e desvalorização naquelas com capital aberto.
Os “breakaways” são fundamentais quando o objetivo é minimizar os efeitos nocivos em transferências de fluidos, principalmente com uso de mangotes.
Um “breakaway” é fabricado para ser o ponto mais frágil em caso de um tensionamento entre o ponto de descarga e de recebimento de produto. Dessa forma será possível atuar separando-se em 2 partes e realizando a contenção quase que instantânea em ambos os lados, preservando tanto o mangote quanto as instalações e reduzindo o derrame a um pequeno volume existente em seu interior.
A ARTA Armaturen (Alemanha) fabrica Breakaways e outros produtos voltados para a transferência segura de fluidos há mais de 60 anos e está presente em todos os continentes com suas soluções.
A E.B.P. Solutions é Representante Exclusiva da ARTA Armaturen no Brasil e, juntamente com o time de Engenharia do fabricante, oferece o suporte necessário para identificar e dimensionar produto correto para a sua aplicação. Faça contato conosco através do e-mail contato@ebpsolutions.com.br
“O custo do cuidado é sempre menor que o reparo”
Autor Desconhecido
Autor: Marcelo Varricchio é Engenheiro e Diretor Comercial da E.B.P. Solutions – Enhancing Business Partnership